Fonoaudiologia
Fonoaudióloga responsável técnica: Francilene Dantas CRFA-57237
Avaliações Auditivas:
Audiometria
A intensidade mínima de um som que o indivíduo é capaz de ouvir. Avaliamos essa capacidade através de tons puros e também dos sons da fala.

Audiometria
Imitanciometria
É a avaliação do funcionamento das estruturas da orelha média, estruturas responsáveis por protegerem as células e enviarem os sons para cóclea onde ondas sonoras serão transformadas em impulsos nervosos. A avaliação dessas estruturas é fundamental para direcionamento da intervenção médica.

Imitanciometria
Processamento auditivo central
Avaliação das habilidades auditivas ligadas a compreensão dos sons que ouvimos. Essa avaliação indica causas de dificuldades na fala e nos processos de aprendizado como leitura e escrita.

Processamento auditivo central
Vectonistagmografia
Avalia a função vestibular no labirinto de forma indireta, através de movimentos oculares (nistagmos). A análise desses nistagmos é de extrema importância para diagnósticos de doenças vestibulares.

Vectonistagmografia
Descrição dos Exames
A Clínica Naso conta com uma equipe de fonoaudiólogos capacitados para realizar exames que auxiliam a medicina nos diagnósticos e tratamentos.

Descrição dos Exames
Teste da orelhinha ou otoemissões acústicas
Avaliação do funcionamento das células ciliadas externas através da captação dos sons emitidos pela cóclea por uma sonda. O teste é rápido indolor e auxilia no diagnóstico precoce de perdas auditivas em bebês e também em adultos.

Teste da orelhinha ou otoemissões acústicas
Intervenções terapêuticas fonoaudiológicas
Após avaliar as características da tontura junto a hipótese diagnostica orientada por um médico, realizamos manobras e ou exercícios para reestruturar as funções do labirinto e devolver ao paciente autonomia em seu movimento corporal, com equilíbrio para movimentar-se sem sentir tonturas ou vertigens.
Realizamos avaliação de linguagem e fonoterapia para as alterações do desenvolvimento da fala e da escrita em qualquer fase da vida.
São sessões realizadas em cabine na maioria das sessões, para adequar a capacidade de ouvir e entender o que o indivíduo escuta, esse resultado traz para o paciente uma melhora significativa em seu aprendizado, mudança de comportamento para estímulos sonoros, por exemplo ambientes com ruídos passam a serem suportados com menor esforço e outros benefícios que trazem qualidade de vida para esse paciente.
fonoterapia para reabilitação da voz em casos de disfonias (rouquidão) ou adequação de voz profissional prevenindo as disfonias, potencializando e qualificando a voz para melhor aproveitamento vocal.
Intervenção fonoaudiológica através de exercícios das estruturas orofaciais e orofaringe, podendo reduzir ou eliminar sintomas da apneia do sono, pois os ruídos da inspiração podem ser causados pela flacidez de língua e palato mole por exemplo.
Tratamento fonoaudiológico que visa adequar as funções estomatognáticas através de exercícios dos músculos orofaríngeos promovendo tônus e mobilidade para realizar a respiração, mastigação, deglutição e fala corretamente. Tratamento indicado geralmente por pediatras, odontopediatras e ortodontistas.